O blog apresenta temas atuais da Biblioteconomia, como os sistemas de recuperação da informação e a biblioteca digital

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Biblioteconomia

Biblioteconomia necessita dos sistemas de recuperação da informação para formar uma biblioteca digital.

As bibliotecas digitais mais conhecidas são:
Biblioteca digital da Câmara dos Deputados - Brasil
Lançada em 15 de outubro de 2009, a BibliotecaDigital contará com estudos técnicos, livros raros, relatórios de comissões, vídeos e livros em áudio parabaixar, além da produção intelectual dos servidores, material relacionado à Constituinte de 1988 e outros documentos de interesse institucional e relativos àsatividades do Poder Legislativo.Utiliza o software DSpace - versao 1.5.1, uma solução de código aberto para acesso, preservação e gerenciamento de documentos digitais.

Biblioteca digital de Educação
Biblioteca virtual com catálogo de links sobre educação nacionais e estrangeiros. Esta biblioteca foi lançada pelo Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais (INEP).

Biblioteca Virtual de Bibliotecas Virtuais
Biblioteca virtual sobre bibliotecas virtuais compiladas pelo Prossiga - projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia. Apresenta organização adequada e de fácil manuseio.

Biblioteca digital de Revistas Científicas Brasileiras - SciELO
Biblioteca virtual de revistas cientificas brasileiras em formato eletrônico. Organiza e publica textos completos de revistas na Internet/Web. Produz e publica indicadores de seu uso e impacto.

Biblioteca digital do IBICT
A biblioteca do IBICT possui coleção especializada em Ciência da Informação e Política Científica e Tecnológica, formada por livros, periódicos, teses, relatórios, vídeos, memória técnica, anais, entre outros documentos.

Bibliotecas digital Grupo de Trabalho de Bibliotecas Virtuais
Relação exaustiva das bibliotecas virtuais brasileiras e internacionais selecionadas pelo Grupo de Trabalho de Bibliotecas Virtuais.

Biblioteca digital
Página oficial da Biblioteca Virtual. Trabalhos escolares, monografias, teses, resumos, poesias, livros, receitas, textos religiosos e não religiosos. Indicada para qualquer estudante.

Biblioteca do Vestibulando Fera OnLine
Guia de referência e estudo para aqueles que pretendem prestar exames vestibulares ou realizar pesquisas escolares. Oferece mais de 7 mil exercícios resolvidos, Enciclopédia de Literatura Brasileira, Dicionário Geográfico, Tabela Periódica, além de apresentar um guia de profissões, perfil profissional, cursos e instituições de ensino superior.

CABI - Comissão de Estudantes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP
Site elaborado pela Comissão de Alunos de Biblioteconomia - CABI, da ECA/USP. O ponto de encontro dos estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação na Internet! Espaço para encontrar Biblioamigos, Fórum, Eventos, Jornal, Curiosidades, Galeria, Cartões postais, Links, Executiva, Livro de visitas. Disponibilizam um fórum de discussão muito interessante, onde pode-se recuperar mensagens discutidas por data.

Digital Library
Biblioteca digital da Universidade de Konstanz. A biblioteca universitária fica aberta 24h . Partivipa do projeto Open-Access http://open-access.net/de_en/homepage/

Escola 24 horas - vestibular 24 horas
Obter auxílio para o vestibular: aulas on-line, simulados, professores de plantão e informações do interesse dos candidatos às vagas no ensino superior brasileiro.

Escola Net
Iniciativa de pais, empresários e educadores que querem utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação para contribuir na educação. Tem cadastro de alunos e professores, projetos e links de educação.

Europeana
Biblioteca digital da comunidade européia. Possibilita esclher diversos idiomas para pesquisar no acervo de parceiros http://www.europeana.eu/portal/partners.html .

Klick Educação
Portal sobre educação com o objetivo de aprimorar o ensino e divulgar informações educacionais. Possibilita acessar notícias, links, biblioteca virtual, sugestões de livros e recursos educacionais. Entre eles o Classiklick, espaço onde as empresas podem oferecer material didático, uniformes, suprimentos e outros produtos para escolas, e, um banco de imagens, de estatísticas, com dados de todos os países do mundo e dos estados brasileiros; um banco de mapas contendo objetos geográficos e informações sobre cursos, análises de livros, além de acessos a cursos online.

Lista de Bibliotecas Públicas nos Estados Unidos com Websites
Vasta lista de bibliotecas públicas dos Estados Unidos.

Mr. Campus
Oportunidades de cursos no Brasil e no exterior. Vestibular, graduação, pós-graduação, MBA, cursos de idiomas, cursos de extensão, intercâmbio, educação à distância, bolsas e clube BRZ, entre outros.

NOBLE Digital Library
Insere em seu acervo bibliotecas públicas e acadêmicas em North Of Boston Library Exchange (NOBLE). Adota o DSpace para a biblioteca digital. Utiliza coleções e trabalha com formatos diferentes de arquivos digitais : textuais, imagens e vídeos.

Open Access Directory (OAD)

Portal de Domínio Público -
Lançado em novembro de 2004, disponibiliza informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, Apresenta diferentes tipos de mídia (som, imagem, texto e vídeo).

Portal de Referência em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação do Núcleo de Documentação - Sistema de Bibliotecas e Arquivos da Universidade Federal Fluminense
Um portal de referência voltado sobre arquivologia, biblioteconomia e ciência da informação. Ambiente que além de atender as demandas das unidades do Sistema NDC - UFF auxilia muito todos os pesquisadores das respectivas áreas.

Portal Educacional - Grupo Positivo
Artigos para professores e estudantes. Participação do escritor Ziraldo nas salas de bate-papo promovidas pelo portal

Projeto Brasil 500
Site do programa desenvolvido pelo Projeto Brasil 500 anos e Comunidade Solidária. Tem o objetivo de fortalecer a participação comunitária para melhorar a escola pública.

Project EARL - The Consortium for Public Library Networking
Oferece várias opções de pesquisa, entre elas acesso a bibliotecas virtuais em todas as áreas de conhecimento com os recursos de informação disponíveis tais como livros e periódicos eletrônicos, universidades e links para bibliotecas.

Outras Bibliotecas
da Alemanha - HBZ Deutsche Bibliotheken online
da Inglaterra - British LibraryE-lib

do Senado Federal - Brasil

Escolar do Estudante Brasileiro - Projeto da Universidade de São Paulo

Infantil - Kids Web Biblioteca digital Pré-escola ao Colegial (K-12)

OAISTER
Apresenta registros (mais de 23 milhões ) de contribuidores como a BDTD, Scielo, DOAJ.

Scientific Commons
Possibilita acessar arquivos abertos.

World Digital Library Biblioteca Digital Mundial
O projeto da Unesco em parceria com outras 32 instituições.

O tema do blog é: Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário