O blog apresenta temas atuais da Biblioteconomia, como os sistemas de recuperação da informação e a biblioteca digital

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital

Os sistemas de recuperação de informação (ri) foram criados para facilitar o acesso à informação em bibliotecas digitais modernas. A biblioteconomia é o curso superior que tem como objetivo a gestão da informação, sendo a sua atuação principal as bibliotecas, sendo assim este profissional é um dos responsáveis pela criação e gestão da biblioteca digital.
Uma biblioteca digital é um espaço virtual para dar suporte à pesquisa em alguma área de conhecimento.
Vantagens da biblioteca digital
* a biblioteca digital traz a biblioteca para o usuário
* a capacidade do computador é usado para pesquisar e mostrar
* a informação pode ser compartilhada e copiada
* a informação é facilmente atualizada e recuperada
* a informação está sempre disponível
* novas formas de informação tornam-se possível
* menor custo de manutenção
A recuperação de informação em uma biblioteca digital é feita por meio de um sistema de recuperação de informação (SRI) que busca informações contidas em documentos da biblioteca digital que possam ser úteis para o usuário.
Os documentos disponibilizados através internet constituem uma grande biblioteca digital de conteúdo genérico. O mecanismo mais utilizado pelos usuários da internet para encontrar documentos de seu interesse são máquinas de busca. Mas, em geral, as máquinas de busca não conseguem satisfazer as necessidades do usuário. Um dos motivos é a diversidade de temas e perfis de usuários. Uma tendência para disponibilizar dados na internet são bibliotecas digitais de conteúdo específico, que possibilitam maior precisão nas pesquisas. Os sistemas de recuperação da informação então são criados com o intuito de ser uma biblioteca digital, e possui uma busca mais organizada, ou melhor, sistematizada.
As bibliotecas digitais têm como principal objetivo possibilitar a preservação da coleção, para garantir a continuidade do acesso e contribuir com o incremento da pesquisa, com o desenvolvimento de um sistema de qualidade na busca de informações e da disponibilização do acesso via internet. Os profissionais da biblioteconomia efetuam a indexação de documentos para facilitar a recuperação da informação.
Uma biblioteca digital é um sistema de informação com suporte a colaboração, preservação e recuperação de documentos digitais, suporte a hipertexto, hiperdocumentos, multimídia, filtragem e indexação da informação, módulos instrucionais, direitos de propriedade intelectual, interface e processamento de consultas, descoberta de recursos, disseminação da informação.
“Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro”. A biblioteca digital então é um sistema que propõe a recuperação da informação facilitada, por meio eletrônico, e os profissionais da Biblioteconomia devem investir mais no conhecimento da informática para terem o domínio dos sistemas de recuperação da informação
Biblioteca digital é a biblioteca constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material (disquetes, CD-ROM, DVD), quer em linha através da Internet, permitindo o acesso à distância. Este conceito inclui também a ideia de organização composta por serviços e recursos cujo objectivo é seleccionar, organizar e distribuir a informação, conservando a integridade dos documentos digitalizados. A bilioteconomia atualmente trabalha muito com profissionas da area da computação para a criação desses sistemas, que são considerados além de bibliotecas, são sistemas de recuperação da informação.
A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 174 mil documentos* de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreio em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento. Essa Biblioteca na verdade é um sistema de recuperação da informação indexado por alguém da Biblioteconomia.
A biblioteconomia possui disciplinas de sistema de recuperação da informação, sendo que nela é abordado sobre a biblioteca digital.
A biblioteca digital é criada por profissionais da biblioteconomia junto com pessoas que fazem o curso de sistema, sendo que o objetivo da biblioteca digital é a recuperação da informação online, ou melhor, a recuperação de documentos em meio eletrônico.
Sistemas atuais de recuperação de informação em bibliotecas digitais são limitados e pouco adequados a representar as intenções dos utentes. A biblioteconomia está trabalhando para solucionar esse problema.
As bibliotecas digitais são sistemas complexos que proporcionam acesso a todo tipo de informação, para todos os setores da sociedade mundial. Na biblioteconomia deve se discutir sobre os melhores sistemas de recuperação da informação disponível para que realmente funcione a biblioteca digital
A biblioteca digital continua sendo uma biblioteca, com os mesmos propósitos, funções e metas da biblioteca tradicional. A parte digital do termo indica que os materiais armazenados são acessados digitalmente. Sendo assim a biblioteca digital é um sistema que facilita a recuperação da informação através dos sistemas na internet, sendo que o profissional da Biblioteconomia deve auxiliar nessa recuperação e deve indexar a informação de forma a facilitar a busca pelo usuário.

O tema do blog é:
Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário