O blog apresenta temas atuais da Biblioteconomia, como os sistemas de recuperação da informação e a biblioteca digital

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Biblioteconomia

Biblioteconomia é a ciência que estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.

O papel do profissional bibliotecário vai muito mais além dos empréstimos e organização da biblioteca, ele é como um agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e satisfatória ao seu usuário.

A palavra biblioteconomia é composta por três elementos gregos - biblíon (livro) + théke (caixa) + nomos (regra), assim biblioteconomia é etimologicamente o conjuntos de regras de acordo com as quais os livros são organizados em espaços apropriados : estantes, salas, edifícios. Organizar livros implica tanto ordená-los segundo um sistema lógico de classificação do conhecimento e conservá-los para que resistam a condições desfavoráveis de espaço e tempo, como torná-los conhecidos para que sejam utilizados pelo maior número de pessoas interessadas nos seus elementos formativos, informativos, estéticos ou simplesmente lúdicos que eles contém. Isso tem início antes mesmo do livro entrar na biblioteca - por meio de compra, doação ou permuta - através de uma cuidadosa seleção, se o livro atente aos perfis dos respectivos usuários.

O tema do blog é: Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário