O blog apresenta temas atuais da Biblioteconomia, como os sistemas de recuperação da informação e a biblioteca digital

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Peças automotivas





O H2auto é um sistema de gestão de cotação online de peças automotivas (e-marketplace) que proporciona economia de tempo e dinheiro, otimizando seu processo de compra ou venda de peças automotivas de forma ágil e fácil.

Conheça
autopeças



e cadastre-se gratuitamente, nesce excelente sistema de recuperação da informação especializado em peças de automoveis

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Biblioteca digital

Biblioteca digital é a biblioteca constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material (disquetes, CD-ROM, DVD), quer em linha através da Internet, permitindo o acesso à distância. Este conceito inclui também a ideia de organização composta por serviços e recursos cujo objectivo é seleccionar, organizar e distribuir a informação, conservando a integridade dos documentos digitalizados.

Segundo Leiner (1988), "Uma biblioteca digital é a colecção de serviços e de objectos de informação, com organização, estrutura e apresentação que suportam o relacionamento dos utilizadores com os objectos de informação, disponíveis directa ou indirectamente via meio electrónico / digital."

Uma biblioteca digital permite o acesso remoto através de um computador com ligação em rede e, ao mesmo tempo, a sua utilização simultânea por diversos utilizadores, onde estes podem encontrar em suporte digital os produtos e serviços característicos de uma biblioteca física. Através dela é também possível utilizar de forma integrada diferentes suportes de registo de informação (texto, som, imagem).

As bibliotecas digitais eliminam as barreiras físicas e a distância, factores que desde sempre limitaram o âmbito das bibliotecas físicas – biblioteca sem muros. Porém, estas bibliotecas sofrem de outros tipos de limitações, nomeadamente a nível da sua temática.

Assim, a Internet, meio por excelência de transmissão da informação neste contexto, comporta diferentes aspectos únicos, como sendo a capacidade de memória, a transportabilidade e a ubiquidade da informação.

A biblioteca digital pode ser também designada por biblioteca electrónica (eletrônica no Brasil), biblioteca sem muros ou biblioteca virtual.

(Wikipedia)
Sistemas de recuperação da informação na Biblioteconomia

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Competência em informação

Definição
• É a capacidade de reconhecer quando a informação é necessária e a habilidade de localizar, avaliar e utilizar eficazmente a informação necessária
Praticas de competência informacional
Funções do Bibliotecário
• A função do bibliotecário em meio à competência informacional é envolver no desenvolvimento de habilidades de pensar criticamente, ler, ouvir e ver, enfim ensinar a aprender a aprender.

Papeis do Bibliotecário

• Caregiver – Apoiar a aprendizagem individualizada, auxiliando cada aluno em suas necessidades especificas, respeitando seu estilo de aprendizagem.
• Orientador – Estimular a aprendizagem levando o aluno a buscar as fontes, estratégias e respostas para suas necessidades.
• Elo (Conector) – Conectar os alunos com as idéias concretizadas no universo dos recursos informacionais disponíveis.
• Catalisador – Colaborador no planejamento curricular e facilitador da aprendizagem, por ter uma visão global da aprendizagem em todas as áreas.

Habilidades informacionais
• De solucionar problemas,
• De aprender independentemente,
• De aprender ao longo de toda a vida,
• De aprender a aprender, de questionamento,
• De pensamento lógico




OBS: “A competência informacional está intimamente ligada à capacidade de leitura. Envolve a habilidade de ler e usar informação necessária para a vida cotidiana. Envolve também o reconhecimento da necessidade de informação e sua busca para tomar decisões bem embasadas. A competência informacional requer habilidades de lidar com massas complexas de informação geradas por computador e pela mídia, e aprender ao longo da vida, à medida que mudanças sociais e técnicas demandem novas habilidades e conhecimentos.”

O tema do blog é: Biblioteconomia, sistemas de recuperação da informação e biblioteca digital

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Posição hoje 28/09

O meu blog foi criado para a disciplina sistema de recuperação da informação do curso de Biblioteconomia.

O assunto dele é:
Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital

a posição dele atualmente no google é 316

Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital

Os sistemas de recuperação de informação (ri) foram criados para facilitar o acesso à informação em bibliotecas digitais modernas. A biblioteconomia é o curso superior que tem como objetivo a gestão da informação, sendo a sua atuação principal as bibliotecas, sendo assim este profissional é um dos responsáveis pela criação e gestão da biblioteca digital.
Uma biblioteca digital é um espaço virtual para dar suporte à pesquisa em alguma área de conhecimento.
Vantagens da biblioteca digital
* a biblioteca digital traz a biblioteca para o usuário
* a capacidade do computador é usado para pesquisar e mostrar
* a informação pode ser compartilhada e copiada
* a informação é facilmente atualizada e recuperada
* a informação está sempre disponível
* novas formas de informação tornam-se possível
* menor custo de manutenção
A recuperação de informação em uma biblioteca digital é feita por meio de um sistema de recuperação de informação (SRI) que busca informações contidas em documentos da biblioteca digital que possam ser úteis para o usuário.
Os documentos disponibilizados através internet constituem uma grande biblioteca digital de conteúdo genérico. O mecanismo mais utilizado pelos usuários da internet para encontrar documentos de seu interesse são máquinas de busca. Mas, em geral, as máquinas de busca não conseguem satisfazer as necessidades do usuário. Um dos motivos é a diversidade de temas e perfis de usuários. Uma tendência para disponibilizar dados na internet são bibliotecas digitais de conteúdo específico, que possibilitam maior precisão nas pesquisas. Os sistemas de recuperação da informação então são criados com o intuito de ser uma biblioteca digital, e possui uma busca mais organizada, ou melhor, sistematizada.
As bibliotecas digitais têm como principal objetivo possibilitar a preservação da coleção, para garantir a continuidade do acesso e contribuir com o incremento da pesquisa, com o desenvolvimento de um sistema de qualidade na busca de informações e da disponibilização do acesso via internet. Os profissionais da biblioteconomia efetuam a indexação de documentos para facilitar a recuperação da informação.
Uma biblioteca digital é um sistema de informação com suporte a colaboração, preservação e recuperação de documentos digitais, suporte a hipertexto, hiperdocumentos, multimídia, filtragem e indexação da informação, módulos instrucionais, direitos de propriedade intelectual, interface e processamento de consultas, descoberta de recursos, disseminação da informação.
“Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro”. A biblioteca digital então é um sistema que propõe a recuperação da informação facilitada, por meio eletrônico, e os profissionais da Biblioteconomia devem investir mais no conhecimento da informática para terem o domínio dos sistemas de recuperação da informação
Biblioteca digital é a biblioteca constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material (disquetes, CD-ROM, DVD), quer em linha através da Internet, permitindo o acesso à distância. Este conceito inclui também a ideia de organização composta por serviços e recursos cujo objectivo é seleccionar, organizar e distribuir a informação, conservando a integridade dos documentos digitalizados. A bilioteconomia atualmente trabalha muito com profissionas da area da computação para a criação desses sistemas, que são considerados além de bibliotecas, são sistemas de recuperação da informação.
A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 174 mil documentos* de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreio em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento. Essa Biblioteca na verdade é um sistema de recuperação da informação indexado por alguém da Biblioteconomia.
A biblioteconomia possui disciplinas de sistema de recuperação da informação, sendo que nela é abordado sobre a biblioteca digital.
A biblioteca digital é criada por profissionais da biblioteconomia junto com pessoas que fazem o curso de sistema, sendo que o objetivo da biblioteca digital é a recuperação da informação online, ou melhor, a recuperação de documentos em meio eletrônico.
Sistemas atuais de recuperação de informação em bibliotecas digitais são limitados e pouco adequados a representar as intenções dos utentes. A biblioteconomia está trabalhando para solucionar esse problema.
As bibliotecas digitais são sistemas complexos que proporcionam acesso a todo tipo de informação, para todos os setores da sociedade mundial. Na biblioteconomia deve se discutir sobre os melhores sistemas de recuperação da informação disponível para que realmente funcione a biblioteca digital
A biblioteca digital continua sendo uma biblioteca, com os mesmos propósitos, funções e metas da biblioteca tradicional. A parte digital do termo indica que os materiais armazenados são acessados digitalmente. Sendo assim a biblioteca digital é um sistema que facilita a recuperação da informação através dos sistemas na internet, sendo que o profissional da Biblioteconomia deve auxiliar nessa recuperação e deve indexar a informação de forma a facilitar a busca pelo usuário.

O tema do blog é:
Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Biblioteconomia

Biblioteconomia necessita dos sistemas de recuperação da informação para formar uma biblioteca digital.

As bibliotecas digitais mais conhecidas são:
Biblioteca digital da Câmara dos Deputados - Brasil
Lançada em 15 de outubro de 2009, a BibliotecaDigital contará com estudos técnicos, livros raros, relatórios de comissões, vídeos e livros em áudio parabaixar, além da produção intelectual dos servidores, material relacionado à Constituinte de 1988 e outros documentos de interesse institucional e relativos àsatividades do Poder Legislativo.Utiliza o software DSpace - versao 1.5.1, uma solução de código aberto para acesso, preservação e gerenciamento de documentos digitais.

Biblioteca digital de Educação
Biblioteca virtual com catálogo de links sobre educação nacionais e estrangeiros. Esta biblioteca foi lançada pelo Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais (INEP).

Biblioteca Virtual de Bibliotecas Virtuais
Biblioteca virtual sobre bibliotecas virtuais compiladas pelo Prossiga - projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia. Apresenta organização adequada e de fácil manuseio.

Biblioteca digital de Revistas Científicas Brasileiras - SciELO
Biblioteca virtual de revistas cientificas brasileiras em formato eletrônico. Organiza e publica textos completos de revistas na Internet/Web. Produz e publica indicadores de seu uso e impacto.

Biblioteca digital do IBICT
A biblioteca do IBICT possui coleção especializada em Ciência da Informação e Política Científica e Tecnológica, formada por livros, periódicos, teses, relatórios, vídeos, memória técnica, anais, entre outros documentos.

Bibliotecas digital Grupo de Trabalho de Bibliotecas Virtuais
Relação exaustiva das bibliotecas virtuais brasileiras e internacionais selecionadas pelo Grupo de Trabalho de Bibliotecas Virtuais.

Biblioteca digital
Página oficial da Biblioteca Virtual. Trabalhos escolares, monografias, teses, resumos, poesias, livros, receitas, textos religiosos e não religiosos. Indicada para qualquer estudante.

Biblioteca do Vestibulando Fera OnLine
Guia de referência e estudo para aqueles que pretendem prestar exames vestibulares ou realizar pesquisas escolares. Oferece mais de 7 mil exercícios resolvidos, Enciclopédia de Literatura Brasileira, Dicionário Geográfico, Tabela Periódica, além de apresentar um guia de profissões, perfil profissional, cursos e instituições de ensino superior.

CABI - Comissão de Estudantes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP
Site elaborado pela Comissão de Alunos de Biblioteconomia - CABI, da ECA/USP. O ponto de encontro dos estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação na Internet! Espaço para encontrar Biblioamigos, Fórum, Eventos, Jornal, Curiosidades, Galeria, Cartões postais, Links, Executiva, Livro de visitas. Disponibilizam um fórum de discussão muito interessante, onde pode-se recuperar mensagens discutidas por data.

Digital Library
Biblioteca digital da Universidade de Konstanz. A biblioteca universitária fica aberta 24h . Partivipa do projeto Open-Access http://open-access.net/de_en/homepage/

Escola 24 horas - vestibular 24 horas
Obter auxílio para o vestibular: aulas on-line, simulados, professores de plantão e informações do interesse dos candidatos às vagas no ensino superior brasileiro.

Escola Net
Iniciativa de pais, empresários e educadores que querem utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação para contribuir na educação. Tem cadastro de alunos e professores, projetos e links de educação.

Europeana
Biblioteca digital da comunidade européia. Possibilita esclher diversos idiomas para pesquisar no acervo de parceiros http://www.europeana.eu/portal/partners.html .

Klick Educação
Portal sobre educação com o objetivo de aprimorar o ensino e divulgar informações educacionais. Possibilita acessar notícias, links, biblioteca virtual, sugestões de livros e recursos educacionais. Entre eles o Classiklick, espaço onde as empresas podem oferecer material didático, uniformes, suprimentos e outros produtos para escolas, e, um banco de imagens, de estatísticas, com dados de todos os países do mundo e dos estados brasileiros; um banco de mapas contendo objetos geográficos e informações sobre cursos, análises de livros, além de acessos a cursos online.

Lista de Bibliotecas Públicas nos Estados Unidos com Websites
Vasta lista de bibliotecas públicas dos Estados Unidos.

Mr. Campus
Oportunidades de cursos no Brasil e no exterior. Vestibular, graduação, pós-graduação, MBA, cursos de idiomas, cursos de extensão, intercâmbio, educação à distância, bolsas e clube BRZ, entre outros.

NOBLE Digital Library
Insere em seu acervo bibliotecas públicas e acadêmicas em North Of Boston Library Exchange (NOBLE). Adota o DSpace para a biblioteca digital. Utiliza coleções e trabalha com formatos diferentes de arquivos digitais : textuais, imagens e vídeos.

Open Access Directory (OAD)

Portal de Domínio Público -
Lançado em novembro de 2004, disponibiliza informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, Apresenta diferentes tipos de mídia (som, imagem, texto e vídeo).

Portal de Referência em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação do Núcleo de Documentação - Sistema de Bibliotecas e Arquivos da Universidade Federal Fluminense
Um portal de referência voltado sobre arquivologia, biblioteconomia e ciência da informação. Ambiente que além de atender as demandas das unidades do Sistema NDC - UFF auxilia muito todos os pesquisadores das respectivas áreas.

Portal Educacional - Grupo Positivo
Artigos para professores e estudantes. Participação do escritor Ziraldo nas salas de bate-papo promovidas pelo portal

Projeto Brasil 500
Site do programa desenvolvido pelo Projeto Brasil 500 anos e Comunidade Solidária. Tem o objetivo de fortalecer a participação comunitária para melhorar a escola pública.

Project EARL - The Consortium for Public Library Networking
Oferece várias opções de pesquisa, entre elas acesso a bibliotecas virtuais em todas as áreas de conhecimento com os recursos de informação disponíveis tais como livros e periódicos eletrônicos, universidades e links para bibliotecas.

Outras Bibliotecas
da Alemanha - HBZ Deutsche Bibliotheken online
da Inglaterra - British LibraryE-lib

do Senado Federal - Brasil

Escolar do Estudante Brasileiro - Projeto da Universidade de São Paulo

Infantil - Kids Web Biblioteca digital Pré-escola ao Colegial (K-12)

OAISTER
Apresenta registros (mais de 23 milhões ) de contribuidores como a BDTD, Scielo, DOAJ.

Scientific Commons
Possibilita acessar arquivos abertos.

World Digital Library Biblioteca Digital Mundial
O projeto da Unesco em parceria com outras 32 instituições.

O tema do blog é: Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital

Biblioteconomia necessita dos sistemas de recuperação da informação para formar uma biblioteca digital

Biblioteconomia necessita dos sistemas de recuperação da informação para formar uma biblioteca digital.

Biblioteconomia necessita dos sistemas de recuperação da informação para formar uma biblioteca digital.

Biblioteconomia necessita dos sistemas de recuperação da informação para formar uma biblioteca digital.

A biblioteconomia é uma area que preocupa com a indexação de documentos, sendo que está indexação hoje é realizada até memos em sistemas de recuperação da informação, ou até em biblioteca digital.

A biblioteca digital é um sistema de recuperação da informação, que tem o intuito de divulgar livros atráves do meio eletronico, sendo que para a formulação deste é necessario alguem da biblioteconomia.

Biblioteconomia necessita dos sistemas de recuperação da informação para formar uma biblioteca digital.

Biblioteconomia necessita dos sistemas de recuperação da informação para formar uma biblioteca digital.

Biblioteconomia necessita dos sistemas de recuperação da informação para formar uma biblioteca digital.

Biblioteconomia necessita dos sistemas de recuperação da informação para formar uma biblioteca digital.

Biblioteconomia necessita dos sistemas de recuperação da informação para formar uma biblioteca digital.

Biblioteca digital

Biblioteca digital é a biblioteca constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material (disquetes, CD-ROM, DVD), quer em linha através da Internet, permitindo o acesso à distância. Este conceito inclui também a ideia de organização composta por serviços e recursos cujo objectivo é seleccionar, organizar e distribuir a informação, conservando a integridade dos documentos digitalizados.

Segundo Leiner (1988), "Uma biblioteca digital é a colecção de serviços e de objectos de informação, com organização, estrutura e apresentação que suportam o relacionamento dos utilizadores com os objectos de informação, disponíveis directa ou indirectamente via meio electrónico / digital."

O tema do blog é: Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital

Recuperação da informação

Recuperação de Informação (RI) é uma área da computação que lida com o armazenamento de documentos e a recuperação automática de informação associada a eles. É uma ciência de pesquisa sobre busca por informações em documentos, busca pelos documentos propriamente ditos, busca por metadados que descrevam documentos e busca em banco de dados, sejam eles relacionais e isolados ou banco de dados interligados em rede de hipermídia, tais como a World Wide Web. A mídia pode estar disponível sob forma de textos, de sons, de imagens ou de dados. Há, entretanto, muita confusão entre os termos e conceitos "recuperação de dados", "recuperação de documentos", "recuperação de informações" e "recuperação de textos". Na verdade, cada um destes é uma área especial que possui seu próprio corpo de conhecimento e literatura, teoria, praxis e tecnologias.

O tema do blog é: Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital

Sistema

Um sistema (do grego sietemiun), é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".

Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. O sistema é um conjunto de órgãos funcionais, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles, a integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de sangue, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos componentes de um sistema.

A boa integração dos elementos componentes do sistema é chamada sinergia, determinando que as transformações ocorridas em uma das partes influenciará todas as outras. A alta sinergia de um sistema faz com que seja possível a este cumprir sua finalidade e atingir seu objetivo geral com eficiência; por outro lado se houver falta de sinergia, pode implicar em mau funcionamento do sistema, vindo a causar inclusive falha completa, morte, falência, pane, queda do sistema etc.

Vários sistemas possuem a propriedade da homeostase, que em poucas palavras é a característica de manter o meio interno estável, mesmo diante de mudanças no meio externo. As reações homeostáticas podem ser boas ou más, dependendo se a mudança foi inesperada ou planejada.

Também pode-se construir modelos para abstrair aspectos de sistemas, como por exemplo um modelo matemático, modelos de engenharia de software, gráficos.

O tema do blog é: Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital

Biblioteconomia

Biblioteconomia é a ciência que estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.

O papel do profissional bibliotecário vai muito mais além dos empréstimos e organização da biblioteca, ele é como um agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e satisfatória ao seu usuário.

A palavra biblioteconomia é composta por três elementos gregos - biblíon (livro) + théke (caixa) + nomos (regra), assim biblioteconomia é etimologicamente o conjuntos de regras de acordo com as quais os livros são organizados em espaços apropriados : estantes, salas, edifícios. Organizar livros implica tanto ordená-los segundo um sistema lógico de classificação do conhecimento e conservá-los para que resistam a condições desfavoráveis de espaço e tempo, como torná-los conhecidos para que sejam utilizados pelo maior número de pessoas interessadas nos seus elementos formativos, informativos, estéticos ou simplesmente lúdicos que eles contém. Isso tem início antes mesmo do livro entrar na biblioteca - por meio de compra, doação ou permuta - através de uma cuidadosa seleção, se o livro atente aos perfis dos respectivos usuários.

O tema do blog é: Biblioteconomia sistema de recuperação da informação biblioteca digital